Educação do campo : o ensino da língua portuguesa, formação e trabalho docente
Resumo
Resumo: Este artigo é resultado de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo realizada com cinco professores de Língua Portuguesa da região de Laranjeiras do Sul/PR. O intuito foi compreender como eles avaliam a sua formação docente quanto à preparação para trabalhar com alunos de escolas do campo, bem como observar as suas concepções de ensino e aprendizagem, além de analisar como compreendem sua formação e a sua prática docente, buscando avaliar em que medida tais concepções fundamentam ou contribuem para a prática pedagógica. A importância desta pesquisa está na reflexão sobre o papel do educador no âmbito escolar do campo, bem como suas práticas, considerando que o trabalho realizado desenvolveu um processo de questionamentos no que diz respeito ao ensino aprendizagem em Língua Portuguesa e a prática pedagógica. Trazendo à discussão, a fala dos professores pesquisados, este artigo pretende contribuir para a reflexão das necessidades de formação docente, principalmente nos cursos de licenciatura no que se refere a educação do campo
Collections
- Educação do campo [600]