dc.contributor.advisor | Silva, Luiz Everson da, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.author | Perin, Elisângela Ferreira Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-10T15:23:17Z | |
dc.date.available | 2022-05-10T15:23:17Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50223 | |
dc.description | Orientador: Luiz Everson da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação do Campo, após incansável luta de movimentos sociais, tornou-se uma modalidade de ensino com organicidade e características próprias que tem por finalidade proporcionar um ensino que estabeleça relações com o modo de vida, de cultura e de produção dos campesinos. Entretanto, atualmente, existem escolas urbanas, especificamente no município de Iretama-Pr, que atendem alunos tanto do espaço urbano quanto do espaço rural e não possuem dentro de seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) quaisquer menções sobre como atender, metodologicamente, aos alunos advindos do campo. Diante desse fato, decorre a necessidade de pensar em estratégias didático-metodológicas que proporcionem ao aluno do campo um ensino voltado ao seu contexto de subsistência, que torna-se possível a partir da realização de adaptações no currículo escolar, no planejamento diário do professor e no desenvolvimento dos conteúdos sob o princípio da interdisciplinaridade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação rural - Curriculo | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.title | A necessidade de adequação curricular em escola urbana que atende alunos do campo e estratégias didáticas que contribuem com a prática pedagógica do professor | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |