dc.contributor.advisor | Tauscheck, Neusa Maria, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.author | Campos, Elisabeth Rodrigues de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-23T21:10:03Z | |
dc.date.available | 2022-06-23T21:10:03Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50221 | |
dc.description | Orientador: Neusa Tauscheck | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O Projeto de Intervenção Jornal na escola: uma experiência na escola Luiz Carlos dos Santos situada no bairro Rio da Onça da cidade de Matinhos abriu espaço para que professor e alunos produzissem o jornal Diário Escolar onde foram citadas atividades realizadas dentro e fora da escola. Esse projeto teve inicio em 2013 e dando continuidade em 2014 só mostrou o quanto é importante envolver toda a escola no processo continuo de aprendizagem. Assim, o projeto de intervenção teve suas dificuldades, desafios e resultados que não acabarão na sua apresentação e sim será dada continuidade na escola. O envolvimento dos alunos, professores, pais desde a escolha do nome do jornal até as saídas de campo, possibilitou observar o interesse de todos em fazer algo diferente e também fazer acontecer, tirar o projeto do papel. Foram realizadas atividades como: votação para escolha do nome do jornal, confecção de mural, uso da biblioteca criando regras, cronograma para visita e ficha para empréstimos de livro, visita ao centro de reciclagem, caminhada reconhecendo o espaço entorno da escola, fotografando o espaço escolar, pesquisa para montar tabelas e gráficos, torneio entre as crianças, campanha, informativos, concurso de redação e desenho. Observando como está à realidade que nos cerca e quais ações poderíamos desenvolver tendo um olhar diferenciado para nosso ambiente. O trabalho com jornal teve uma direção inversa, geralmente trazemos jornais impressos para trabalhar na sala de aula. O projeto nos proporcionou produzir o jornal de dentro da escola para fora, mostrando o produto do trabalho. Fazendo relação com os autores citados no projeto norteia-se uma nova visão sobre a educação ambiental, abrindo espaços para os alunos serem multiplicadores das ações, aumentar os educadores sustentáveis na escola, ampliar e valorizar o trabalho e o ambiente que o cerca. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (36 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Jornal - Criação | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Escola | pt_BR |
dc.title | Jornal na escola : uma experiência ambiental na Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |