Show simple item record

dc.contributor.advisorTauscheck, Neusa Maria, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorCampos, Elisabeth Rodrigues dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.date.accessioned2022-06-23T21:10:03Z
dc.date.available2022-06-23T21:10:03Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50221
dc.descriptionOrientador: Neusa Tauscheckpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO Projeto de Intervenção Jornal na escola: uma experiência na escola Luiz Carlos dos Santos situada no bairro Rio da Onça da cidade de Matinhos abriu espaço para que professor e alunos produzissem o jornal Diário Escolar onde foram citadas atividades realizadas dentro e fora da escola. Esse projeto teve inicio em 2013 e dando continuidade em 2014 só mostrou o quanto é importante envolver toda a escola no processo continuo de aprendizagem. Assim, o projeto de intervenção teve suas dificuldades, desafios e resultados que não acabarão na sua apresentação e sim será dada continuidade na escola. O envolvimento dos alunos, professores, pais desde a escolha do nome do jornal até as saídas de campo, possibilitou observar o interesse de todos em fazer algo diferente e também fazer acontecer, tirar o projeto do papel. Foram realizadas atividades como: votação para escolha do nome do jornal, confecção de mural, uso da biblioteca criando regras, cronograma para visita e ficha para empréstimos de livro, visita ao centro de reciclagem, caminhada reconhecendo o espaço entorno da escola, fotografando o espaço escolar, pesquisa para montar tabelas e gráficos, torneio entre as crianças, campanha, informativos, concurso de redação e desenho. Observando como está à realidade que nos cerca e quais ações poderíamos desenvolver tendo um olhar diferenciado para nosso ambiente. O trabalho com jornal teve uma direção inversa, geralmente trazemos jornais impressos para trabalhar na sala de aula. O projeto nos proporcionou produzir o jornal de dentro da escola para fora, mostrando o produto do trabalho. Fazendo relação com os autores citados no projeto norteia-se uma nova visão sobre a educação ambiental, abrindo espaços para os alunos serem multiplicadores das ações, aumentar os educadores sustentáveis na escola, ampliar e valorizar o trabalho e o ambiente que o cerca.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (36 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectJornal - Criaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Escolapt_BR
dc.titleJornal na escola : uma experiência ambiental na Escola Municipal Luiz Carlos dos Santospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record