dc.contributor.advisor | Klock, Margio Cezar Loss, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Carpes, Dulce Mara Langhinotti | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T18:29:22Z | |
dc.date.available | 2022-05-05T18:29:22Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50190 | |
dc.description | Orientador: Margio Klock | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do presente artigo é investigar como se efetiva a proposta pedagógica baseada em ciclos de formação humana no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strosak. A pesquisa se deu a partir de uma pesquisa aplicada por meio de um estudo exploratório descritivo, realizado no Colégio Iraci Salete, na unidade sede (escola Base) localizada no município de Rio Bonito do Iguaçu. O procedimento de coleta de dados foi realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas e questionário com perguntas fechadas com os seguintes atores: direção, equipe pedagógica e professores. A pesquisa caracterizou-se pelo emprego de duas formas, uma abordagem das falas dos sujeitos da pesquisa e de uma análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. A análise dos dados foi por meio da utilização de análise de conteúdo e aplicação de escala Likert. Os resultados demonstram que a proposta pedagógica do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strosak se efetiva, na medida em que integra uma direção alinhada com a referida proposta, somando-se a percepção dos professores. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação rural - Curriculo | pt_BR |
dc.subject | Projeto político-pedagógico - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia marxista | pt_BR |
dc.title | A organização curricular da escola a partir da implementação dos ciclos de formação humana : o caso do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |