• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A etnomatemática e a aplicações diárias da matemática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - DANIELA MARCELINO.pdf (107.3Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Marcelino, Daniela
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho trata da utilização diária da matemática em nosso cotidiano, sendo ela aplicada em todos os momentos e situações que nos cercam. Em uma escola de educação no campo, por exemplo, apresenta características e necessidades próprias para o aluno em seu espaço cultural, sem abrir mão de sua pluralidade como fonte de conhecimento em diversas áreas. Tem o objetivo diagnosticar e buscar soluções para combater as desigualdades do cotidiano escolar, tendo em vista que a identidade da escola do campo não esta restrita apenas a um espaço geográfico, mas vinculada aos povos do campo, cuja finalidade é incentivar a construção de relações baseadas no respeito e na valorização de milhares de brasileiros que tiram seu sustento da terra. Tem como finalidade apresentar as relações entre as concepções da Etnomatemática e da matemática básica utilizada no cotidiano. É expressa pelo Tratamento de Informação, que engloba noções de probabilidades, estatísticas, matemática financeira, porcentagem, entre outras questões que colocam o saber matemático e as práticas sociais como elo dessa relação, em locais diferenciados dos espaços. Utilizando a Etnomatemática como tendência da Educação Matemática é possível o confronto e análise de ideias socioculturais, apontando convergências e interligações em diferentes áreas de conhecimento.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50174
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV