dc.contributor.advisor | Silva, Luiz Everson da, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Daniela Cassarotti | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T21:42:53Z | |
dc.date.available | 2022-07-19T21:42:53Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50173 | |
dc.description | Orientador: Luiz Everson da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem o objetivo de refletir sobre alguns questionamentos que afligem os alunos do campo, sendo que muitas vezes a educação ofertada não satisfaz aos interesses e necessidades do aluno do campo, deixando que se multiplique as taxas de evasão e repetência escolar. Diante disso utilizamos como ponto de partida as indagações e reflexões dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual José Sarmento Filho, sobre o ambiente e a prática escolar por meio de uma conversa informal. Então propomos para os mesmos desenvolver em sua comunidade uma pesquisa histórica buscando conhecer um pouco mais a história de sua família e da comunidade onde está inserido. O trabalho foi bem aceito pelos alunos, que se dedicaram e se envolveram com a atividade proposta, e foi possível perceber que a história é uma tradição viva e que existe uma riqueza imensurável no campo que é passada de geração a geração por meio da oralidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (17 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos na educação | pt_BR |
dc.title | Os principais desafios da educação do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |