Reflexão sobre as práticas pedagógicas do Colégio Estadual do Campo Contestado : há afinidade dos professores com estas práticas?
Resumo
Essa pesquisa intitulada Reflexões sobre as práticas pedagógicas do Colégio Estadual do Campo Contestado teve como problematização refletir sobre as práticas Pedagógicas da Educação do Campo e verificar se há afinidade dos educadores e educadoras com as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio de questionários. Como objetivo buscou analisar o conhecimento de 17 educadores e educadoras que lecionam no Ensino Fundamental e Médio, nos turnos Vespertinos e Noturno do Colégio Estadual do Campo Contestado localizado no Município da Lapa. Assentamento Contestado MST. Com breve contextualização do local. Como base para a pesquisa realizada pautou- se no Plano de Estudos do Colégio Estadual Do Campo Iraci Salete Strozak, Escola Etinerante do Estado do Paraná. Há uma breve contextualização da Escola do Campo pesquisada em que se apresentam as concepções dos sujeitos que dela fazem parte. Com as considerações finais compreendeu-se que não há materiais didáticos suficientes e específicos e os poucos que tem estão descontextualizados, há falta de formação/capacitação aos educadores e educadoras, a hora-atividade vem contribuindo para que o professor prepare melhor suas aulas, mas ainda há fragmentação do trabalho devido à sobrecarga de funções que lhe são atribuídas, falta de acompanhamento pedagógico regular por parte do núcleo/ SEED/PR, a falta de políticas públicas direcionadas às Escolas do Campo. Ressaltou- se que a troca de saberes contribui para a melhoria das práticas pedagógicas bem como os planos de estudos sobre os quais esta pesquisa está pautada. E o tempo de permanência do professor atuando na Escola faz com que o tal adquire (ou não) afinidade com as práticas pedagógicas das Escolas do Campo.
Collections
- Educação do campo [600]