O trabalho de sequências didáticas para alunos de alfabetização da educação do campo
Resumo
O presente trabalho discute o processo de formação da educação do campo, muitas vezes situado em contexto amplo, sem definir modalidades de ensino. Sendo assim, busca propor a realização de sequências didáticas, por meio da literatura infantil, organizando meios para a prática pedagógica, de turmas de alfabetização, articulando conhecimentos escolares e extraescolares de forma interdisciplinar nos diferentes componentes curriculares. Pertencentes à escola do campo. Nesta perspectiva, no processo de alfabetização dos alunos do campo, torna-se intrínseco a valorização dos saberes de seu povo, seja na família ou comunidade. Assim, a ação educativa necessita estar vinculada aos conteúdos estudados, oferecendo suporte para sua identificação social e cultural. Como forma de organização do trabalho pedagógico as sequências didáticas oferecem a sua principal característica: a sequencialidade das atividades articuladas, adaptando a escolha de gêneros e de situações de comunicação às capacidades de linguagem expostas pelos alunos.
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- Educação do campo [600]