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    A formação de educadores para a educação no campo

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    R - E - ANGELA APARECIDA DA SILVA MUNHOZ PRIORI.pdf (184.3Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Priori, Angela Aparecida da Silva Munhoz
    Metadata
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    Resumo
    O objetivo deste trabalho foi analisar, através de um levantamento bibliográfico, o histórico da Educação no Campo, suas particularidades, suas práticas e formação de um currículo e como se pode formar homens e mulheres para que essa educação ocorra da maneira mais adequada. Também foram levantadas as diversas visões sobre a manutenção da prática pedagógica visando à educação do campo no Brasil, principalmente como forma de contribuir para a inclusão social do educando do campo. Percebeu-se, pela leitura de trabalhos sobre o tema que, ainda hoje, existe a necessidade da integração social, que vem sendo discutida já desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) contidos na Nova LDB sob a Lei nº. 9.394/96. A pesquisa encaminhou-se para a finalidade de, além de montar um cabedal de conhecimentos sobre o tema, disseminar as informações colhidas, buscando provocar na sociedade brasileira e órgãos públicos uma maior adesão ao movimento para essa educação diferenciada e uma preocupação maior com a formação dos educadores para essa tarefa. Na consulta bibliográfica sobre o tema, percebeuse uma necessidade de preparação e de qualificação profissional mais adequada, pois são os professores e educadores em geral as ferramentas fundamentais para uma metodologia voltada para as questões pedagógicas do campo no sistema educacional, assim como a formação de um currículo adequado a ela. Percebeu-se, também, que a necessária inclusão advinda da Educação do Campo, no Brasil, caminha muito lentamente. Aos poucos, porém, órgãos responsáveis pela prática pedagógica do campo vêm formando professores para uma prática diferenciada daquilo que se convencionou chamar a educação, e estes estão começando a acreditar na aprendizagem e no reconhecimento da diversidade do campo. Assim, optou-se por um levantamento teórico em que predomine a formação dos educadores para as questões pertinentes a essa educação e essa formação de um novo paradigma envolve, obrigatoriamente, governo, sociedade, e principalmente a profissionalização dos professores.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50137
    Collections
    • Educação do campo [600]

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