O solo como instrumento concreto na educação do desenvolvimento sustentável para alunos com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (Autismo)
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Data
2014Autor
Silva, Andreia Hasselmann Ferreira da
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O presente artigo trata do desenvolvimento de experimentos com o solo, para alunos do ensino fundamental com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (Autismo) matriculados na Aproaut (Associação de Pais e Amigos do Autista) de Ponta Grossa, tendo como objetivo trabalhar nestes a comunicação, linguagem e experiência sensorial. A fim de atingir meu objetivo foram desenvolvidos experimentos através de vivências práticas com atividades voltadas para solo, buscando desenvolver a percepção tátil, a conscientização ambiental e sustentável. Através das atividades com experimentos voltados para solo, verificou-se a importância de se trabalhar o tema como ferramenta de ensino para os autistas, usando-o para estimular o aprendizado, as potencialidades, a criatividade, a percepção tátil, e a educação ambiental de forma concreta. O solo como instrumento concreto traz em sua essência a vitalidade, fazendo com que se perceba que o mesmo precisa ser preservado e compreendido como essencial para a vida. A aprendizagem voltada para este tema possibilitou o desenvolvimento de metodologias voltadas para novos saberes, facilitando o ensino e aprendizagem de forma significativa.
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- Educação do campo [600]