dc.contributor.advisor | Cavallet, Valdo Jose, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.author | Alberton, Josililian | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-09T19:33:56Z | |
dc.date.available | 2020-04-09T19:33:56Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/49787 | |
dc.description | Orientador : Valdo Cavallet | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na perspectiva interdisciplinar | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O Trabalho de Conclusão de Curso aqui exposto tem caráter bibliográfico. Foram consultados alguns autores sobre o tema os quais fundamentaram a pesquisa, juntamente com a trajetória pessoal educacional, por mim descrita, e de maneira alguma tem a pretensão de esgotar o assunto mesmo porque afetividade se constrói nas mais diferentes formas, nos mais distintos conceitos, entre olhares e silêncios, entre idas e vindas entre opostos e dispostos a fazer uma educação de verdade. Apresenta um breve panorama da história da educação desde os tempos primitivos até a contemporaneidade, refletidos sobre os paradigmas que circularam e circulam sobre a educação, mostrando seu perfil a luz das relações entre educador e educandos. Reflete sobre a importância das boas relações e da afetividade que se estabelece entre educador e educando para a efetivação da aprendizagem. Tem como enfoque principal trazer à tona a importância das boas relações para que o ensino e a aprendizagem se efetivem verdadeiramente. Conclui que a educação tem como principal objetivo, dentro de uma visão equitativa, promover a aprendizagem e assegurar o desenvolvimento do sujeito independendo de sua classe social, raça ou credo. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Historia da Educação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A afetividade na relação professor aluno como meio para uma aprendizagem mais significativa | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |