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    Os sertões e La guerra del fin del mundo : Canudos como espaço de diálogo na América Latina

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    R - T - JAQUELINE KOEHLER.pdf (2.417Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Koehler, Jaqueline
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Euclides da Cunha, em Os sertões (1902), obra capital da literatura brasileira por colocar em xeque a ideia de nacionalidade do país, tem em La guerra del fin del mundo (1981), de Mario Vargas Llosa, uma releitura da guerra de Canudos, em que são relativizados inúmeros aspectos envolvidos no episódio. Nas obras, Canudos mostra-se como um espaço constituidor de referências para o imaginário social, um elemento como que mítico de antemão, claramente carregado de uma determinada visão do país e de sua nacionalidade: ambígua e escorregadia, pois muitas vezes inapreensível ao olhar do homem citadino. Por meio do conceito de transculturação, proposto por Ángel Rama, e da análise de Luiz Costa Lima, este trabalho propõe-se a discutir a possibilidade de relação e diálogo entre as literaturas na América Latina. Palavras-chave: Euclides da Cunha. Mario Vargas Llosa. América Latina.
     
    Abstract: Euclides da Cunha, in Os Sertões (1902), Brazilian literature masterpiece for checkmating the country's nationality concept, finds in La guerra del fin del mundo (1981), by Mario Vargas Llosa, a rereading of the War of Canudos, wherein several aspects involving this episode are relativized. In both books, Canudos is shown as a constituting space for social imaginary references, a sort of beforehand mythic element, openly carrying a certain view on the country and its nationality: ambiguous and slippery, often inapprehensible to townsmen eyes. Based on the concept of transculturation, by Ángel Rama, and the analysis by Luiz Costa Lima, this paper aims to discuss a possible relation and dialogue between Latin America literatures. Keywords: Euclides da Cunha. Mario Vargas Llosa. Latin America.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/49425
    Collections
    • Teses [230]

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