Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFrega, Jose Roberto, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorCalbente, Diego Rodrigopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T19:30:14Z
dc.date.available2022-06-28T19:30:14Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49124
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Roberto Fregapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 28/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f.105-114pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação descreveu e mensurou os determinantes da adoção do comércio eletrônico e do valor estratégico percebido na tecnologia de comércio eletrônico, por micro e pequenas empresas e a relação entre a adoção e o valor estratégico percebido. Foram revisitados os construtos teóricos de adoção de tecnologias, do valor estratégico percebido e da teoria do comportamento planejado. O modelo de análise foi replicado do estudo de Grandon e Pearson (2003). Utilizando uma abordagem quantitativa, foram coletados dados por meio de uma survey, com entrevistas presenciais e envios eletrônicos de questionários. A coleta de dados ocorreu entre novembro de 2016 e janeiro de 2017, em micro e pequenas empresas na região metropolitana de Curitiba, resultando em 235 questionários validos. A partir desses dados foram realizadas analises estatísticas, como a análise fatorial confirmatória, a modelagem de equações estruturais e a analise multigrupo, uma extensão da modelagem de equações, separando grupos de adotantes e de nãoadotantes da tecnologia de comércio eletrônico. Os procedimentos estatísticos foram executados no software estatístico R. A análise fatorial resultou em um novo modelo de adoção e valor estratégico percebido, adaptado ao contexto da pesquisa, sendo esta a principal contribuição da pesquisa. Os resultados da modelagem de equações estruturais sugerem que a prontidão e compatibilidade organizacional, a utilidade percebida e a facilidade de uso percebida são os fatores determinantes para a adoção do comércio eletrônico, enquanto o valor estratégico tem forte influência positiva sobre a adoção, principalmente entre as empresas já adotantes da tecnologia. Assim no contexto da pesquisa a adoção do e-commerce depende da percepção do usuário final sobre sua utilidade para a empresa e a facilidade com que este seja integrado aos processos existentes na organização. Palavras-chave: Adoção de Tecnologia. Comércio Eletrônico. Valor Estratégico. Teoria do Comportamento Planejado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation described and measured the determinants of the adoption of electronic commerce and the perceived strategic value of electronic commerce technology by micro and small companies and the relationship between adoption and perceived strategic value. Were revisited the theoretical constructs of technology adoption, perceived strategic value and the theory of planned behavior. The analysis model was replicated from Grandon and Pearson (2003). Based on a quantitative approach, data were collected through a survey, with face-to-face interviews and electronic submissions of questionnaires. Data collection took place between November 2016 and January 2017, in micro and small companies in the metropolitan region of Curitiba, resulting in 235 valid questionnaires. From these data, statistical analyzes were performed, such as confirmatory factor analysis, structural equation modeling and multigroup analysis, an extension of the equation modeling, separating groups of adopters and non-adopters of electronic commerce technology. The statistical procedures were performed in the statistical software R. The factor analysis resulted in a new model for adoption and perceived strategic value, adapted to the context of the research, which is the main constribution of this research study. The results of structural equation modeling suggest that organizational readiness and compatibility, perceived usefulness, and perceived ease of use are the determinants factors for the adoption of e-commerce, while strategic value has a strong positive influence on adoption, especially among companies already adopting technology. Thus, in this research context, the e-commerce adoption depends on final user's perception of its utility for the entreprise and the easiness of integration to the existing process of the organization. Keywords: Technology Adoption. Electronic Commerce (E-Commerce). Strategic Value. Theory of Planned Behavior.pt_BR
dc.format.extent171 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectComércio eletrônico - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEmpresas - Aspectos econômicospt_BR
dc.titleValor estratégico percebido da tecnologia e adoção de comércio eletrônico em micro e pequenas empresaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples