Mapeamento e revisão de processos do CKD ILN Curitiba
Resumo
Resumo: As Organizações buscam cada vez mais aumentar a competitividade para sua sobrevivência, instituindo e estreitando relações com clientes e fornecedores muitas vezes localizados em outros países ou blocos econômicos, fato que no passado não era algo imaginável, pois diversas eram as restrições tais como: tecnológicas, legais, financeiras, culturais, etc. Desejando naturalmente sua perpetuação, elas buscam a excelência nas suas operações. Muitas dessas empresas procuram a melhoria contínua de seus processos através da gestão por processos, mudando o foco que estava somente na atividade, para aprimorar a seqüência e interação do conjunto delas, agregando valor ao produto. Analisando o exposto, o presente estudo tem como objetivo verificar e ratificar as melhorias de processo obtidas para a operação do CKD ILN Curitiba da Renault do Brasil S.A. após e através da aplicação do Mapeamento e Revisão de Processos, focado em melhoria contínua. A Metodologia deste trabalho partiu da abordagem teórica do método de Mapeamento e Revisão de Processos empregado na Renault do Brasil S.A., passando pela sua aplicação na prática, apresentando o CKD ILN Curitiba e como foi executado o seu Projeto de Mapeamento e Revisão de Processos. Como resultados, foram apresentadas as principais melhorias alcançadas, e indicação para continuar a trabalhar na eliminação de rupturas não priorizadas nesta fase. Ao final foi apresentada a situação atual, de um dos principais objetivos, considerada positiva, confirmando a eficácia da metodologia na identificação e eliminação da maioria das rupturas desse Processo.