Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorCustodio, Vilma dos Anjospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T18:40:56Z
dc.date.available2022-09-22T18:40:56Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48887
dc.descriptionOrientador : Profa. Dra. Elisa Maria Dalla-Bonapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/11/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 105-109pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta dissertação são apresentados o processo e os resultados de uma pesquisaação realizada numa turma de 3º ano do ensino médio num colégio da rede estadual de ensino paranaense, situado na região Metropolitana de Curitiba. A partir dos problemas detectados no início da pesquisa, foram trabalhadas as obras Vidas Secas de Graciliano Ramos, Em busca de Curitiba perdida de Dalton Trevisan e alguns textos poéticos estruturados em três sequências didáticas (duas básicas e uma expandida) fundamentadas no letramento literário para contribuir com a formação de leitores. A análise dos resultados mostrou como é de suma importância a sistematização e interação do professor nas aulas de literatura para a formação de leitores, bem como o aproveitamento das leituras espontâneas dos alunos como ponto de partida para a leitura de textos mais complexos. Palavras-chave: Ensino Médio. Letramento Literário. Leitores. Leitura. Literatura.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis presents the process and the results of an action research carried out on a 3rd year high school class in a school of the state of Parana, located in the metropolitan region of Curitiba. From the problems detected at baseline, the books Vidas Secas by Graciliano Ramos, Em busca de Curitiba perdida by Dalton Trevisan and some poetic texts were structured in three didactic sequences (two basic and one expanded) based on literary literacy to contribute with the formation of readers. The results showed the importance of systematization and interaction of the teacher in literature classes for the formation of readers as well as the use of spontaneous readings for initiating students to more complex texts. Keywords: High school. Literary literacy. Readers. Reading. Literature.pt_BR
dc.format.extent118 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeitores - Reação críticapt_BR
dc.titleLetramento literário : a formação de leitores no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples