dc.contributor.advisor | Silveira, Marcos Aurélio Tarlombani da, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Especialização em Análise Ambiental | pt_BR |
dc.creator | Schwind, Ângela Fontoura Pires | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-15T18:27:23Z | |
dc.date.available | 2024-05-15T18:27:23Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/48826 | |
dc.description | Orientador : Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Especialização em Análise Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O ensino de meteorologia no ensino fundamental faz parte do currículo dos alunos. Fazer com que eles tenham interesse e queiram conhecer mais sobre o assunto é um desafio. Através de um experimento no qual os alunos confeccionaram seus próprios instrumentos e criaram uma miniestação meteorológica, possibilitou que o aluno compreendesse os fenômenos do clima e do tempo que os cercam. Este trabalho foi realizado no Colégio Estadual Polivalente de Curitiba com os alunos do sétimo ano que fizeram um experimento desenvolvendo uma mini-estação meteorológica para observação diária em um período de 15 dias, os alunos construíram um pluviômetro, higrômetro e um anemômetro . O resultado dessa experiência foi satisfatório, pois os alunos assimilaram os conteúdos teóricos de forma positiva e se interessaram mais em saber e discutir assuntos relacionados ao clima e ao tempo, tais como, efeito estufa, aquecimento global, tipos de nuvens, enchentes e secas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The methodology teaching in elementary school is part of the students’curriculum. It is a challenge to incite their interest and desire to know moreabout the subject. Through an experiment in which the students made theirown instruments and built a meteorological mini-station, it was possible forthem to understand climate and weather phenomena that surround them.This project was developed at Colégio Estadual Polivalente de Curitiba withstudents from the seventh grade who built a meteorological mini-station fordaily observation for a period of fifteen days. During this time, the studentsbuilt up a pluviometer, a hygrometer and an anemometer. The result of thisexperience was satisfactory once the students have assimilated thetheoretical contents in a positive way and showed interest in learning anddiscussing topics related to climate and weather such as the greenhouseeffect, global warming, types of clouds, floods and droughts. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Metereologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Aulas práticas de meteorologia no ensino fundamental : uma experiência no Colegio Estadual Polivalente de Curitiba - Curitiba - Paraná | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |