• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Análise ambiental
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Análise ambiental
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aulas práticas de meteorologia no ensino fundamental : uma experiência no Colegio Estadual Polivalente de Curitiba - Curitiba - Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANGELA FONTOURA PIRES SCHWIND.pdf (589.8Kb)
    Data
    2012
    Autor
    Schwind, Ângela Fontoura Pires
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O ensino de meteorologia no ensino fundamental faz parte do currículo dos alunos. Fazer com que eles tenham interesse e queiram conhecer mais sobre o assunto é um desafio. Através de um experimento no qual os alunos confeccionaram seus próprios instrumentos e criaram uma miniestação meteorológica, possibilitou que o aluno compreendesse os fenômenos do clima e do tempo que os cercam. Este trabalho foi realizado no Colégio Estadual Polivalente de Curitiba com os alunos do sétimo ano que fizeram um experimento desenvolvendo uma mini-estação meteorológica para observação diária em um período de 15 dias, os alunos construíram um pluviômetro, higrômetro e um anemômetro . O resultado dessa experiência foi satisfatório, pois os alunos assimilaram os conteúdos teóricos de forma positiva e se interessaram mais em saber e discutir assuntos relacionados ao clima e ao tempo, tais como, efeito estufa, aquecimento global, tipos de nuvens, enchentes e secas.
     
    Abstract: The methodology teaching in elementary school is part of the students’curriculum. It is a challenge to incite their interest and desire to know moreabout the subject. Through an experiment in which the students made theirown instruments and built a meteorological mini-station, it was possible forthem to understand climate and weather phenomena that surround them.This project was developed at Colégio Estadual Polivalente de Curitiba withstudents from the seventh grade who built a meteorological mini-station fordaily observation for a period of fifteen days. During this time, the studentsbuilt up a pluviometer, a hygrometer and an anemometer. The result of thisexperience was satisfactory once the students have assimilated thetheoretical contents in a positive way and showed interest in learning anddiscussing topics related to climate and weather such as the greenhouseeffect, global warming, types of clouds, floods and droughts. 
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48826
    Collections
    • Análise ambiental [130]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV