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dc.contributor.advisorQueiroz, Sandra Mara Pereira dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Especialização em Análise Ambientalpt_BR
dc.creatorWosniak, Ana Paula Gabrielpt_BR
dc.date.accessioned2024-05-15T18:22:40Z
dc.date.available2024-05-15T18:22:40Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48824
dc.descriptionOrientador : Prof.ª MSc. Sandra Mara Pereira de Queiroz, Biólogapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Especialização em Análise Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A avaliação de impactos ambientais (AIA) é um instrumento da política ambientalque tem como finalidade identificar, prever e interpretar os efeitos de umadeterminada ação proposta (projeto, programa, plano ou política) causará sobre oambiente. Os métodos de AIA caracterizam-se por mecanismos estruturados paraidentificar, coletar e organizar os dados de impacto ambiental, permitindo a suaapresentação em formatos visuais que facilitem a interpretação pelas partesinteressadas. Este trabalho aborda a avaliação de impactos ambientais sobre o meiofísico, gerados pela pavimentação de rodovias. Dentre as diversas metodologiasexistentes, optou-se pelo Método Semiquantitativo proposto por Lopes e Queiroz,aplicando-se no caso do projeto da pavimentação da rodovia SC-458, entre osmunicípios de Celso Ramos e Anita Garibaldi. Quando se pode de prever, tantoqualitativa como quantitativamente as interferências geradas pelas obras deengenharia rodoviária, tanto na fase de construção, quanto na operação, é possívelpropor uma série de medidas capazes de mitigar tais impactos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The environmental impact assessment (EIA) is an instrument of environmental policythat aims to identify, predict and interpret the effects of a particular proposed action(project, program, plan or policy) will cause on the environment. EIA methodscharacterised by structured mechanisms to identify, collect and organizeenvironmental impact data, allowing your presentation Visual formats that facilitatethe interpretation by interested parties. This work deals with the assessment ofenvironmental impacts on the physical environment, generated by paving highways.Among the various existing methodologies, we opted for the Semi-quantitativeMethod proposed by Lopes and Queiroz, applying in the case of paving project ofhighway SC-458, between the municipalities of Celso Ramos and Anita Garibaldi.When you can predict both qualitatively and quantitatively the interference generatedby road engineering works, both in the construction phase, as in the operation, it ispossible to propose a series of measures to mitigate such impacts.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectRodovias - Impactos ambientaispt_BR
dc.titleAplicação da metodologia semiquantitativa para avaliação de impactos ambientais sobre o meio físico referente as obras de pavimentação da rodovia SC-458 entre os municípios de Celso Ramos e Anita Garibaldipt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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