• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Análise ambiental
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Análise ambiental
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aplicação da metodologia semiquantitativa para avaliação de impactos ambientais sobre o meio físico referente as obras de pavimentação da rodovia SC-458 entre os municípios de Celso Ramos e Anita Garibaldi

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANA PAULA GABRIEL WOSNIAK.pdf (1.531Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Wosniak, Ana Paula Gabriel
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A avaliação de impactos ambientais (AIA) é um instrumento da política ambientalque tem como finalidade identificar, prever e interpretar os efeitos de umadeterminada ação proposta (projeto, programa, plano ou política) causará sobre oambiente. Os métodos de AIA caracterizam-se por mecanismos estruturados paraidentificar, coletar e organizar os dados de impacto ambiental, permitindo a suaapresentação em formatos visuais que facilitem a interpretação pelas partesinteressadas. Este trabalho aborda a avaliação de impactos ambientais sobre o meiofísico, gerados pela pavimentação de rodovias. Dentre as diversas metodologiasexistentes, optou-se pelo Método Semiquantitativo proposto por Lopes e Queiroz,aplicando-se no caso do projeto da pavimentação da rodovia SC-458, entre osmunicípios de Celso Ramos e Anita Garibaldi. Quando se pode de prever, tantoqualitativa como quantitativamente as interferências geradas pelas obras deengenharia rodoviária, tanto na fase de construção, quanto na operação, é possívelpropor uma série de medidas capazes de mitigar tais impactos.
     
    Abstract: The environmental impact assessment (EIA) is an instrument of environmental policythat aims to identify, predict and interpret the effects of a particular proposed action(project, program, plan or policy) will cause on the environment. EIA methodscharacterised by structured mechanisms to identify, collect and organizeenvironmental impact data, allowing your presentation Visual formats that facilitatethe interpretation by interested parties. This work deals with the assessment ofenvironmental impacts on the physical environment, generated by paving highways.Among the various existing methodologies, we opted for the Semi-quantitativeMethod proposed by Lopes and Queiroz, applying in the case of paving project ofhighway SC-458, between the municipalities of Celso Ramos and Anita Garibaldi.When you can predict both qualitatively and quantitatively the interference generatedby road engineering works, both in the construction phase, as in the operation, it ispossible to propose a series of measures to mitigate such impacts.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48824
    Collections
    • Análise ambiental [130]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV