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dc.contributor.advisorFrega, Jose Roberto, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorCanjura, Lucila Pamela Ferándezpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T18:00:01Z
dc.date.available2022-12-15T18:00:01Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47764
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Roberto Fragapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 07/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O empreendedorismo, definido como a identificação de oportunidades de negócios e criação de empresas, tornou-se um fenômeno mundial que traz atenção tanto na academia como no mercado empresarial. Partindo do pressuposto que os empreendedores não possuem inicialmente todos os recursos necessários para criar as empresas, estes devem procurar de fontes externas, por meio dos seus contatos pessoais ou organizacionais, chamados de rede social dos empreendedores. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar como os empreendedores utilizam sua rede social no processo de criação de empresas, em diferentes contextos. A abordagem utilizada nesta pesquisa é do tipo qualitativa, realizando um estudo de casos múltiplos, com um total de seis casos, três deles em Curitiba, Brasil e três empreendimentos em San Salvador, El Salvador. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os fundadores das empresas, assim como análise de documentos complementares. O período de coleta de dados foi entre agosto e novembro de 2016. Os dados foram organizados e analisados de acordo às categorias de análise definidas a priori para cada caso, e logo elaborando uma analise cruzada dos casos, finalizando com uma comparação entre os casos nos distintos países. Os principais resultados apontaram que tanto os empreendedores dos casos no Brasil quanto em El Salvador utilizam a sua rede social em todas as etapas do processo, utilizando principalmente a sua rede informal ou pessoal na etapa inicial para identificar oportunidades de negócio, e já nas etapas de preparação, lançamento e consolidação das empresas foi observada uma maior participação da rede formal ou organizacional na obtenção de diferentes tipos de recursos. Palavras-chave: Empreendedorismo. Rede social do empreendedor. Rede pessoal. Rede inter-organizacional. Brasil. El Salvador.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Entrepreneurship, defined as the identification of business opportunities and the creation of a new firm, has become a worldwide phenomenon that has brought great attention for the academic field as well as for the business market. Based on the assumption that initially, the entrepreneurs do not own all the necessary resources to start the new business, they must search from external sources, like their personal or inter-organizational network, which is known as the entrepreneur's social network. Therefore, the aim of this research is to analyze how entrepreneurs use their social network in the business creation process, in different contexts. This study employed a qualitative research method, using a multiple case study strategy for a total of six cases, three of them in San Salvador, El Salvador and three in Curitiba, Brazil. Data collection method included in depth interviews with the business funders, as well as complementary document analysis. The data collection process was conducted from August to November of 2016. Collected data was organized and analyzed for each case according to previous defined categories, and later creating a cross-case analysis, to end by making a comparison of the cases between countries. Research findings showed that entrepreneurs studied in both countries, use their social network in all the business creation stages, mainly they use their personal network in the initial stage to identify the business opportunities, and on later stages it was verified more use of the inter-organizational network to access different types of resources. Key-words: Entrepreneuship. Social Networks. Personal Network. Inter-oganizational network. Brasil. El Salvador.pt_BR
dc.format.extent134 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo - El Salvadorpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo - Brasilpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo - Redes sociaispt_BR
dc.titleRede social do empreendedor no processo de criação de empresas : estudo de caso comparativo entre Brasil e El Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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