dc.contributor.author | Miranda, Lucilena de Souza | pt_BR |
dc.contributor.other | Ramos, Edna Amancio de Souza | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T15:37:09Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T15:37:09Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47294 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ªMe. Edna Amancio de Souza Ramos | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Discutir avaliação da aprendizagem é de ampla relevância ao campo da educação, uma vez que esta se localiza no ambiente escolar com desígnio de permitir ao educando e ao educador conseguir um melhor resultado no processo ensino aprendizagem. Entretanto, a maior parte das escolas, bem como determinados professores, ainda não conseguiram internalizar o seu real significado. Este artigo demonstrará importância dos critérios de avaliação no processo ensino aprendizagem e a escassez de se determinar, antecipadamente, os critérios avaliativos. O presente texto está dividido em três partes, sendo que a primeira apresenta a pesquisa bibliográfica sobre avaliação no processo ensino aprendizagem a fim de compreender os critérios de avaliação empregados pelos professores, bem como as finalidades específicas que incidem em conceituar avaliação da aprendizagem e os critérios de avaliação; ajuizar sobre a importância da avaliação, na perspectiva da ação da coordenação pedagógica. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual da cidade de Apucarana- Paraná. E, por fim, vemos que os critérios de avaliação são declaradamente importantes para o desempenho escolar dos alunos. Apesar da diversidade dos critérios de avaliação pelos quais os alunos, habitualmente, passam ao longo da sua formação escolar, não são, geralmente, analisadas as diferenças nos resultados escolares que se podem, eventualmente, atribuir às diferenças nos critérios de avaliação, de forma a apurar quais as qualidades e deficiências de cada um daqueles critérios. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Critérios de avaliação no processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |