dc.contributor.author | Oliveira, Márcia Alves de Siqueira | pt_BR |
dc.contributor.other | Salles, Liliane Schenfelder | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T15:25:40Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T15:25:40Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47267 | |
dc.description | Orientador (a): Liliane Schenfelder Salles | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esse estudo visou discutir a formação continuada como uma ferramenta para a aquisição de saberes necessários a prática pedagógica, utilizando-se de autores como: Nóvoa (1992); Libâneo (1998); Romanowsk (2000); Marin (2000); Ferreira (2003), Gatti (2008) e outros que ofereçam argumentos convincentes quanto à utilização da formação continuada, bem como dando subsídios para a sistematização de grupo de estudos, principalmente aos professores municipais da Cidade de Conselheiro Mairinck, interior do Paraná, lotados no Departamento de Educação do Município e que atuam na escola de educação infantil e na escola de ensino fundamental – anos iniciais. O grupo de professores da rede municipal participou desse estudo através de questionário, cujo objetivo foi buscar informações que ajudam a compreender que, se os saberes adquiridos durante as formações continuadas realmente tem transformando a reflexão da prática pedagógica em sala de aula, uma vez que os profissionais da educação necessitam de informações, de orientações e de aprender a aprender, portanto a formação continuada deve contribuir para uma reflexão e re-organização da prática docente com efeito direto no exercício da ação docente, proporcionando assim a ressignificação e a recontextualização de sua prática. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Formação continuada : o cotidiano escolar enquanto espaço de reflexão | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |