dc.contributor.author | Fenato, Elida Lusia | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferreira, Adriane Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-07T11:46:25Z | |
dc.date.available | 2020-01-07T11:46:25Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47249 | |
dc.description | Orientadora : Adriane Carneiro Ferreira. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo analisa alguns aspectos relacionados ao conceito de qualidade, citando algumas das interpretações desta, a partir das relações históricas, culturais e sociais vividas, e algumas das ações planejadas pelo sistema educacional para atingir a qualidade almejada. Relata, também, aspectos da educação brasileira na atualidade apresentando as fragilidades e os avanços na conquista desta qualidade. Apresenta, ainda, dados empíricos sobre as principais dificuldades encontradas pelos professores e pelos coordenadores pedagógicos, participantes desta pesquisa, em relação às suas funções e às sugestões de autores, que através de seus estudos teóricos sugerem ações que podem contribuir no enfrentamento destas dificuldades. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | Os desafios do coordenador pedagógico e dos docentes na busca da melhoria da qualidade de ensino | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |