| dc.contributor.advisor | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | pt_BR |
| dc.contributor.author | Perincel, Eliandra Terezinha | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2019-11-21T18:50:47Z | |
| dc.date.available | 2019-11-21T18:50:47Z | |
| dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47247 | |
| dc.description | Orientador : Simony Rafaeli Quirino. | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : Na atualidade, a indisciplina escolar vem sendo tema de debate de grande parte das escolas brasileiras, pois as crianças e jovens na sua maioria se recusam a aceitar as regras existentes na escola. O objetivo principal desta pesquisa é compreender as possíveis causas da indisciplina escolar numa Escola Municipal localizada no município de Curiúva/Paraná. Para isso foram aplicados questionários aos professores desta instituição. Percebe-se a partir das respostas dos professores que a indisciplina pode ter origem em vários fatores externos e internos, porém nesta escola ela acontece, principalmente, devido a falta de cobrança de regras e das aulas desmotivadoras. Além disso, pode-se perceber que a indisciplina dos alunos também está relacionada, de alguma forma, às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e a algumas concepções dos professores, incluindo diferentes aspectos da relação professor/aluno, conteúdos e metodologias utilizadas, postura autoritária, formas de avaliação, falta de limites não colocada pela família e a falta de participação desta na vida escolar do aluno. Uma das possíveis soluções para amenizar a indisciplina nesta escola é investir na formação do professor e em aulas mais interessantes que agucem a criatividade no aluno. | pt_BR |
| dc.format.extent | 17 p. : tab. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
| dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
| dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
| dc.title | A indisciplina no contexto escolar | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |