A indisciplina no contexto escolar
Resumo
Resumo : Na atualidade, a indisciplina escolar vem sendo tema de debate de grande parte das escolas brasileiras, pois as crianças e jovens na sua maioria se recusam a aceitar as regras existentes na escola. O objetivo principal desta pesquisa é compreender as possíveis causas da indisciplina escolar numa Escola Municipal localizada no município de Curiúva/Paraná. Para isso foram aplicados questionários aos professores desta instituição. Percebe-se a partir das respostas dos professores que a indisciplina pode ter origem em vários fatores externos e internos, porém nesta escola ela acontece, principalmente, devido a falta de cobrança de regras e das aulas desmotivadoras. Além disso, pode-se perceber que a indisciplina dos alunos também está relacionada, de alguma forma, às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e a algumas concepções dos professores, incluindo diferentes aspectos da relação professor/aluno, conteúdos e metodologias utilizadas, postura autoritária, formas de avaliação, falta de limites não colocada pela família e a falta de participação desta na vida escolar do aluno. Uma das possíveis soluções para amenizar a indisciplina nesta escola é investir na formação do professor e em aulas mais interessantes que agucem a criatividade no aluno.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]