dc.contributor.advisor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Angeluci, Elaine Cristina Salvador | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T13:01:07Z | |
dc.date.available | 2019-12-20T13:01:07Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47243 | |
dc.description | Orientador : Ademir Aparecido Pinhelli Mendes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo busca analisar e refletir sobre o papel do coordenador pedagógico na mediação da construção do plano curricular no trabalho docente da escola pesquisada. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, descritivo, chegando a conclusão de que o coordenador pedagógico é um sujeito fundamental no espaço escolar, atuando no sentido de integrar os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor e a sua própria formação, com o objetivo de ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade, dando voz e vez aos elementos envolvidos neste processo. Todavia, estas proposituras poderão ser concretizadas se o coordenador utilizar como recurso preponderante o diálogo e o debate com o coletivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.title | O papel do coordenador pedagógico na mediação da construção do plano curricular junto ao trabalhador docente | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |