dc.contributor.advisor | Almeida, Antonio Charles Santiago | pt_BR |
dc.contributor.author | Okagawa, Luciana Cristina Nunes de Faria | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T19:53:05Z | |
dc.date.available | 2020-01-06T19:53:05Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47228 | |
dc.description | Orientador : Antonio Charles Santiago | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação., Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A avaliação apresenta hoje uma junção de fatores que direcionam e interferem no seu sucesso. Questionamos: Como realizar a verificação de todos os componentes desse processo e quais caminhos precisaremos percorrer para alcançar uma aprendizagem significativa? Esse tema nos traz uma reflexão para melhor compreender, direcionar e avaliar maneiras de proceder para uma educação igualitária e justa. Verificamos que o Brasil historicamente vem demonstrando uma defasagem significativa na educação. Durante anos buscam-se métodos que evidenciem o erro que está oculto e que assim dificulta que aconteça com qualidade a aprendizagem. Diversos profissionais da área da educação procuram alavancar os muitos segmentos que interferem e que necessitam de mudanças para o ensino ser modificado e transformado de maneira igualitária. Designaram-se meios em que de alguma maneira possibilite-se medir as variações existentes e onde os fatores de interferência do ensino/aprendizagem necessitem sofrer mudanças para que haja uma melhora a fim de garantir uma educação de qualidade. Observamos que criaram-se métodos de avaliação que proporciona índices que darão os parâmetros educacionais do nosso país. Percebe-se que essas avaliações são grandes medidoras de notas do país que tem mostrado trabalhar contra a principal intenção que é acabar com a desigualdade do país.. Mostrar que avaliar da mesma maneira e com os mesmos quesitos crianças em diferentes meios sociais, culturais, educacionais e financeiros não demonstra igualdade em seu desempenho trazendo resultados inerentes a realidade de nosso país. | pt_BR |
dc.format.extent | 10 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.title | Os desafios da avaliação para uma educação igualitária | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |