dc.contributor.advisor | Barbosa, Aparecida Reis | pt_BR |
dc.contributor.author | Schuster, Lucia Valente | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-10T11:42:04Z | |
dc.date.available | 2020-01-10T11:42:04Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47227 | |
dc.description | Orientador : Aparecida Barbosa | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo é resultado da pesquisa realizada no Município de São José dos Pinhais e tem como objeto de estudo o Programa Bolsa Família e os indicadores educacionais: frequência e rendimento escolar. O estudo analisa o conhecimento que os profissionais da educação possuem sobre o Programa, qual a visão da melhoria da qualidade da educação e quais encaminhamentos são feitos com esses alunos; tem como objetivo verificar se a condicionalidade da frequência dos alunos tem impacto na qualidade da educação, de forma que interfira no rendimento escolar, com base na garantia do acesso e da permanência, além de identificar ações que a Assistência social promove junto aos profissionais da educação para o atendimento do PBF, bem como reconhecer se há um processo de interface entre as politicas de assistência social e educação; O PBF é um programa do Governo Federal que faz transferência direta de renda, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. A pesquisa foi realizada no Município de São José dos Pinhais, com profissionais em efetivo trabalho nas escolas municipais. O artigo também aponta dados dos anos de 2000 a 2010 com índices anuais de aprovação, reprovação e evasão escolar para visualizar o impacto do programa, e questiona se a escola cumpre seu papel de corresponsável pela proteção integral dos alunos bolsistas do PBF. | pt_BR |
dc.format.extent | [28] p. : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A interface da educação com a política de assistencia social expressa no programa bolsa familia | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |