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dc.contributor.advisorBarbosa, Aparecida Reispt_BR
dc.contributor.authorSchuster, Lucia Valentept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-10T11:42:04Z
dc.date.available2020-01-10T11:42:04Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47227
dc.descriptionOrientador : Aparecida Barbosapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo é resultado da pesquisa realizada no Município de São José dos Pinhais e tem como objeto de estudo o Programa Bolsa Família e os indicadores educacionais: frequência e rendimento escolar. O estudo analisa o conhecimento que os profissionais da educação possuem sobre o Programa, qual a visão da melhoria da qualidade da educação e quais encaminhamentos são feitos com esses alunos; tem como objetivo verificar se a condicionalidade da frequência dos alunos tem impacto na qualidade da educação, de forma que interfira no rendimento escolar, com base na garantia do acesso e da permanência, além de identificar ações que a Assistência social promove junto aos profissionais da educação para o atendimento do PBF, bem como reconhecer se há um processo de interface entre as politicas de assistência social e educação; O PBF é um programa do Governo Federal que faz transferência direta de renda, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. A pesquisa foi realizada no Município de São José dos Pinhais, com profissionais em efetivo trabalho nas escolas municipais. O artigo também aponta dados dos anos de 2000 a 2010 com índices anuais de aprovação, reprovação e evasão escolar para visualizar o impacto do programa, e questiona se a escola cumpre seu papel de corresponsável pela proteção integral dos alunos bolsistas do PBF.pt_BR
dc.format.extent[28] p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectProgramas de sustentaçao de rendapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA interface da educação com a política de assistencia social expressa no programa bolsa familiapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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