dc.contributor.advisor | Ferreira, Adriane Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Monteiro, Eduardo Lemes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T13:57:34Z | |
dc.date.available | 2019-11-18T13:57:34Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47221 | |
dc.description | Orientador : Adriane Carneiro Ferreira. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a avaliação e sua interação com o processo de ensino e de aprendizagem. Há de se saber que a avaliação é um elemento crucial para o processo de ensino e aprendizagem, principalmente quando se tem em mente que só se faz avaliação por conta de obter notas . Assim, aborda-se neste estudo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, tópicos conceituando a avaliação, a sua relação com o processo de aprendizagem e a importância de entender e analisar seus instrumentos e sua relação com a prática educativa. O artigo ressalta a avaliação como uma atividade continua, na qual o educador precisa estar ciente sobre todo o processo e as dimensões envolvidas, favorecendo assim o desenvolvimento do aluno. A avaliação é caracterizada aqui como uma prática que tem por fim apoiar e orientar o processo de reflexão, planejamento de ações e, a fim de atingir os objetivos acadêmicos propostos. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | A avaliação e o processo de ensino-aprendizagem no contexto educacional | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |