Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCeccatto, Andréa de Paula, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorBregenski, Denise Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-25T20:32:34Z
dc.date.available2019-11-25T20:32:34Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47211
dc.descriptionOrientador : Andréa Ceccatto.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo propõe mostrar as causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos, utilizando como base pesquisa, entrevista e levantamento de dados realizado em um estabelecimento de ensino localizado no município de Almirante Tamandaré-PR. Compreende-se que o processo de evasão escolar na E.J.A. ocorre por diversos motivos, e é imprescindível o estudo sobre os impactos que causam para a elaboração de um trabalho pautado em questões pontuais, que levem a diminuição deste índice. Entre os principais pontos de abordagem deste estudo está a compreensão do perfil dos alunos que procuram a Educação de Jovens e Adultos, compreendendo quais os motivos ocasionaram sua matricula nesta modalidade de ensino ao invés do ensino regular. Também foi feita uma análise sobre a pretensão destes alunos após a conclusão dos estudos na E.J.A., a fim de compreender de que forma os profissionais que trabalham com este público podem realizar atividades pontuais que contribuam com as expectativas futuras destes alunos. A pesquisa também relacionou os principais aspectos que levariam os alunos matriculados e frequentando a Educação de Jovens e Adultos a precisar interromper os estudos. O artigo também trás um breve histórico da E.J.A. no Paraná, para compreender se a modalidade de E.J.A. atualmente ofertada está de acordo com as necessidades da comunidade escolar. Este trabalho propõe relacionar as questões que mais afetam a vida do educando e que influenciam a desistência escolar, e por se tratar de uma escola polo e referência em Educação de Jovens e Adultos, este diagnóstico poderá ser utilizado para o trabalho contra a evasão escolar em outros estabelecimentos de E.J.A. no Estado do Paraná.pt_BR
dc.format.extent19 p. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleAs características da evasão escolar no CEEBJA Ayrton Senna da Silvapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples