dc.contributor.advisor | Souza, Adriana Teles de | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Cyntia Danielle Pinto | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T13:05:36Z | |
dc.date.available | 2019-12-20T13:05:36Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47202 | |
dc.description | Orientador : Adriana Teles de Souza. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa objetivou analisar o papel do coordenador pedagógico na mediação do trabalho docente que atuam na educação infantil da rede municipal de ensino de Maringá no Paraná. A abordagem teórica foi a Histórico-Cultural onde utilizei os estudos de Vygotski (1987, 1996 e 2006). Os procedimentos metodológicos envolveram uma revisão de literatura que fundamentou os resultados de pesquisa. Para a coleta de dados foi realizado um questionário e a análise de dados da pesquisa foi realizada simultaneamente a fundamentação teórica, apresentadas em categorias: perfil e função, mediação docente, desafios e propostas. Assim, as análises das falas permitiram dimensioná-las da seguinte forma: análise do perfil e função, análise da mediação docente, e análise dos desafios e propostas de melhoria do trabalho. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.title | O papel do coordenador pedagógico na mediação docente na educação infantil na rede municipal de Maringá | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |