dc.contributor.author | Jesus, Juliana Maria de | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferreira, Adriane Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T13:21:43Z | |
dc.date.available | 2019-11-20T13:21:43Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47198 | |
dc.description | Orientadora : Prof.ª Me. Adriane Carneiro Ferreira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo :A presente pesquisa apresenta o Coordenador Pedagógico como agente
transformador da escola em um espaço democrático. Esta ação teria como base
sua condição de atuação e articulação na mediação das pessoas relacionadas ao
processo educativo. Também, analisa como este profissional pode contribuir,
teórica e metodologicamente, na orientação aos pais quanto à participação no dia
a dia escolar, na formação de instâncias colegiadas, também conhecidas como
Associação de Pais e Mestres (APM’s) e Conselhos Escolares (CE’s). Neste
sentido, a escola democrática, aqui pensada, estimula a formação de equipes
compostas por diferentes interesses, mas que consigam estabelecer
posicionamentos sobre o que é melhor para a escola e assim para os sujeitos que
a compõem. O objetivo é abordar, a partir da teoria, como o Coordenador
Pedagógico pode ser um agente transformador da escola, ajudando os
professores, pais e alunos, a construírem um processo de gestão democrática,
onde as decisões sobre a vida escolar sejam pensadas no coletivo em prol da
formação educacional com qualidade, de cada criança. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Supervisão escolar | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.title | A importância das relações interpessoais para uma escola democrática : discussões sobre o coordenador pedagógico | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |