• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação escolar no ensino fundamental : entre a normativa legal e o que se pratica na escola

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CRISTIANE CIRINO.pdf (528.8Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Cirino, Cristiane
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a prática avaliativa em uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da área metropolitana norte de Curitiba no Estado do Paraná. O objetivo é constatar se a subjetividade da prática avaliativa vem ao encontro à objetividade determinada nas legislações. A análise dos fundamentos históricos da avaliação, desde o século XVI relacionada aos dados coletados demonstrou que ainda hoje no processo avaliativo sobrepõe-se o aspecto quantitativo sobre o qualitativo. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica e levantamento de dados na instituição, com respeito à turma que é o objeto de estudo. Os dados, referentes ao ano de 2013 compreendem as atas do conselho de classe, os livros de registro de classe dos professores no ano de 2013 e os questionários respondidos pelos docentes e discentes da turma observada. A partir destes elementos foi possível analisar comparativamente as normativas legais vigentes até a data atual, trazendo uma reflexão do que vem acontecendo na escola e o que deveria acontecer, segundo as Leis. A intenção é fundamentar as ações e os momentos de reflexão e de discussão entre pedagogos e professores, bem como dos demais profissionais da educação desta instituição de ensino, buscando no coletivo, ações que melhorem a qualidade do processo avaliativo na escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47194
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV