Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Adriane Carneiropt_BR
dc.contributor.authorSilva, Josilene Margonato de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-12T17:32:53Z
dc.date.available2019-12-12T17:32:53Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47188
dc.descriptionOrientador : Adriane Carneiro Ferreirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo aborda o tema indisciplina em sala de aula, fato que afeta a aprendizagem dos alunos, tornando-se muito preocupante para professores e pais. Para entendermos melhor o assunto, inicialmente é explorado o que é disciplina e a falta dela, a indisciplina, a partir de referencial teórico. Também é abordado como os professores se posicionam a respeito do assunto e a importância do trabalho conjunto com a família. Apresenta ainda que um dos problemas recorrentes em voga, presentes em relatos dos professores para justificar a indisciplina, é ausência de interesse e de limites dos alunos. Mas, também aponta a importância do trabalho pedagógico realizado como minimizador das questões indisciplinares. Assim, este trabalho indica o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar como instrumentos de ação essenciais para as instituições de ensino organizarem sua prática pedagógica e interna. Acreditamos, com base no levantado, que os elementos básicos para a superação dos problemas de indisciplina são: a participação dos sujeitos envolvidos na construção de regras de convivência, o afeto, a escuta, a confiança, o trabalho coletivo e a motivação. Além de um trabalho docente efetivamente preocupado com a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.titleIncisciplina escolar : um desafio para os profissionais da educaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples