dc.contributor.advisor | Ferreira, Adriane Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Josilene Margonato de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-12T17:32:53Z | |
dc.date.available | 2019-12-12T17:32:53Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47188 | |
dc.description | Orientador : Adriane Carneiro Ferreira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo aborda o tema indisciplina em sala de aula, fato que afeta a aprendizagem dos alunos, tornando-se muito preocupante para professores e pais. Para entendermos melhor o assunto, inicialmente é explorado o que é disciplina e a falta dela, a indisciplina, a partir de referencial teórico. Também é abordado como os professores se posicionam a respeito do assunto e a importância do trabalho conjunto com a família. Apresenta ainda que um dos problemas recorrentes em voga, presentes em relatos dos professores para justificar a indisciplina, é ausência de interesse e de limites dos alunos. Mas, também aponta a importância do trabalho pedagógico realizado como minimizador das questões indisciplinares. Assim, este trabalho indica o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar como instrumentos de ação essenciais para as instituições de ensino organizarem sua prática pedagógica e interna. Acreditamos, com base no levantado, que os elementos básicos para a superação dos problemas de indisciplina são: a participação dos sujeitos envolvidos na construção de regras de convivência, o afeto, a escuta, a confiança, o trabalho coletivo e a motivação. Além de um trabalho docente efetivamente preocupado com a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | Incisciplina escolar : um desafio para os profissionais da educação | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |