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dc.contributor.authorBento, Claudia Regina Spoladorpt_BR
dc.contributor.otherRamos, Edna Amancio de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-27T16:24:11Z
dc.date.available2019-11-27T16:24:11Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47186
dc.descriptionOrientadora : Edna Amancio de Souza Ramospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Apresentado ao curso de pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Paraná, o presente trabalho tem como objetivo conhecer o que a comunidade escolar entende por avaliação da aprendizagem, servindo aos professores para a compreensão das funções da avaliação, os instrumentos avaliativos que podem ser utilizados e que a avaliação é um mecanismo de reflexão da prática pedagógica. O presente trabalho é um estudo de caso realizado numa escola de um município do Paraná sobre o tema Avaliação da Aprendizagem, com a perspectiva da análise da percepção dos docentes e da coordenação pedagógica das três funções da avaliação mais utilizadas na escola: diagnóstica, formativa e somativa. A pesquisa se divide nos estudos sobre as definições de avaliação e de suas funções por alguns autores, pontos divergentes e convergentes, e dentro destes conceitos, o que compete a cada função no âmbito escolar, buscando levantar aspectos positivos e negativos. Então, parte para análise documental a partir da legislação e de documentos escolares do estabelecimento de ensino, em como abordam a avaliação. A metodologia de pesquisa utilizou do estudo de caso com aplicação de roteiros de entrevistas e questionários realizados com professores, alunos e responsáveis, partindo para sua análise à luz da teoria estudada. As considerações, a partir da análise dos resultados, apresentam a reflexão sobre a necessidade de estudo do tema avaliação e que este estudo deveria ser feito de dentro da escola para fora, para que se tenha uma visão clara dos limites e possibilidades das mudanças impostas pelo sistema educacional ou de inovação pedagógica.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem : aspectos relevantes da avaliação diagnóstica, formativa e somativa na aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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