dc.contributor.author | Bento, Claudia Regina Spolador | pt_BR |
dc.contributor.other | Ramos, Edna Amancio de Souza | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-27T16:24:11Z | |
dc.date.available | 2019-11-27T16:24:11Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47186 | |
dc.description | Orientadora : Edna Amancio de Souza Ramos | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Apresentado ao curso de pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Paraná, o presente trabalho tem como objetivo conhecer o que a comunidade escolar entende por avaliação da aprendizagem, servindo aos professores para a compreensão das funções da avaliação, os instrumentos avaliativos que podem ser utilizados e que a avaliação é um mecanismo de reflexão da prática pedagógica. O presente trabalho é um estudo de caso realizado numa escola de um município do Paraná sobre o tema Avaliação da Aprendizagem, com a perspectiva da análise da percepção dos docentes e da coordenação pedagógica das três funções da avaliação mais utilizadas na escola: diagnóstica, formativa e somativa. A pesquisa se divide nos estudos sobre as definições de avaliação e de suas funções por alguns autores, pontos divergentes e convergentes, e dentro destes conceitos, o que compete a cada função no âmbito escolar, buscando levantar aspectos positivos e negativos. Então, parte para análise documental a partir da legislação e de documentos escolares do estabelecimento de ensino, em como abordam a avaliação. A metodologia de pesquisa utilizou do estudo de caso com aplicação de roteiros de entrevistas e questionários realizados com professores, alunos e responsáveis, partindo para sua análise à luz da teoria estudada. As considerações, a partir da análise dos resultados, apresentam a reflexão sobre a necessidade de estudo do tema avaliação e que este estudo deveria ser feito de dentro da escola para fora, para que se tenha uma visão clara dos limites e possibilidades das mudanças impostas pelo sistema educacional ou de inovação pedagógica. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem : aspectos relevantes da avaliação diagnóstica, formativa e somativa na aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |