dc.contributor.advisor | Soczek, Marcia Barbosa, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.author | Neves, Christopher Smith Bignardi, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-28T01:53:07Z | |
dc.date.available | 2020-03-28T01:53:07Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47181 | |
dc.description | Orientador : Marcia Soczek. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo deste artigo é propiciar reflexões sobre as relações de interação e dialogo entre discentes e docentes como meio de favorecer a aprendizagem dentro da esfera da educação publica brasileira. Para tanto, este trabalho baseia-se na pesquisa qualitativa com pesquisa bibliográfica e tem como objeto de análise os escritos de Paulo Freire e Lev Vygotsky que despontam como importantes teóricos na aérea da educação. A motivação desta pesquisa surgiu a partir das observações realizadas enquanto coordenador pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Matinhos. Ainda é relevante destacar o fato de que estudos na área da educação têm revelado que a interação entre docentes e discentes pode possibilitar um melhor desenvolvimento na aprendizagem e aquisição dos conhecimentos científicos. Sendo assim, este trabalho procura trazer embasamento teórico para o processo de interação e dialogo entre os envolvidos no processo educacional. Por isso, o trabalho apresenta a junção entre as observações realizadas pelo pesquisador em seu trabalho de coordenador pedagógico e as teorias estudadas sobre interação e diálogo na mediação do conhecimento e da aprendizagem. Desse modo, o artigo apresenta estudos sobre os sujeitos do processo ensino-aprendizagem, aborda quem são as pessoas que atuam neste importante processo, os conceitos de interação e diálogo e a relação ensino-aprendizagem como processo educativo. O trabalho realizado aponta para a necessidade de repensar a escola e o processo pedagógico entre discentes e docentes tendo como norte o diálogo e a interação para favorecer o processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.format.extent | [17] p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | As relações de interação e diálogo como meio de favorecer a aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |