Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoczek, Marcia Barbosa, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorNeves, Christopher Smith Bignardi, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-28T01:53:07Z
dc.date.available2020-03-28T01:53:07Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47181
dc.descriptionOrientador : Marcia Soczek.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo deste artigo é propiciar reflexões sobre as relações de interação e dialogo entre discentes e docentes como meio de favorecer a aprendizagem dentro da esfera da educação publica brasileira. Para tanto, este trabalho baseia-se na pesquisa qualitativa com pesquisa bibliográfica e tem como objeto de análise os escritos de Paulo Freire e Lev Vygotsky que despontam como importantes teóricos na aérea da educação. A motivação desta pesquisa surgiu a partir das observações realizadas enquanto coordenador pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Matinhos. Ainda é relevante destacar o fato de que estudos na área da educação têm revelado que a interação entre docentes e discentes pode possibilitar um melhor desenvolvimento na aprendizagem e aquisição dos conhecimentos científicos. Sendo assim, este trabalho procura trazer embasamento teórico para o processo de interação e dialogo entre os envolvidos no processo educacional. Por isso, o trabalho apresenta a junção entre as observações realizadas pelo pesquisador em seu trabalho de coordenador pedagógico e as teorias estudadas sobre interação e diálogo na mediação do conhecimento e da aprendizagem. Desse modo, o artigo apresenta estudos sobre os sujeitos do processo ensino-aprendizagem, aborda quem são as pessoas que atuam neste importante processo, os conceitos de interação e diálogo e a relação ensino-aprendizagem como processo educativo. O trabalho realizado aponta para a necessidade de repensar a escola e o processo pedagógico entre discentes e docentes tendo como norte o diálogo e a interação para favorecer o processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.format.extent[17] p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.titleAs relações de interação e diálogo como meio de favorecer a aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples