• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As relações de interação e diálogo como meio de favorecer a aprendizagem

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CHRISTOPHER SMITH BIGNARDI NEVES.pdf (366.3Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Neves, Christopher Smith Bignardi, 1989-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O objetivo deste artigo é propiciar reflexões sobre as relações de interação e dialogo entre discentes e docentes como meio de favorecer a aprendizagem dentro da esfera da educação publica brasileira. Para tanto, este trabalho baseia-se na pesquisa qualitativa com pesquisa bibliográfica e tem como objeto de análise os escritos de Paulo Freire e Lev Vygotsky que despontam como importantes teóricos na aérea da educação. A motivação desta pesquisa surgiu a partir das observações realizadas enquanto coordenador pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Matinhos. Ainda é relevante destacar o fato de que estudos na área da educação têm revelado que a interação entre docentes e discentes pode possibilitar um melhor desenvolvimento na aprendizagem e aquisição dos conhecimentos científicos. Sendo assim, este trabalho procura trazer embasamento teórico para o processo de interação e dialogo entre os envolvidos no processo educacional. Por isso, o trabalho apresenta a junção entre as observações realizadas pelo pesquisador em seu trabalho de coordenador pedagógico e as teorias estudadas sobre interação e diálogo na mediação do conhecimento e da aprendizagem. Desse modo, o artigo apresenta estudos sobre os sujeitos do processo ensino-aprendizagem, aborda quem são as pessoas que atuam neste importante processo, os conceitos de interação e diálogo e a relação ensino-aprendizagem como processo educativo. O trabalho realizado aponta para a necessidade de repensar a escola e o processo pedagógico entre discentes e docentes tendo como norte o diálogo e a interação para favorecer o processo de ensino-aprendizagem
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47181
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV