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dc.contributor.advisorGiareta, Paulo Fioravantept_BR
dc.contributor.authorBichibichi, Cássia Estela Kropzakept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T12:51:41Z
dc.date.available2019-12-04T12:51:41Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47178
dc.descriptionOrientador : Paulo Giareta.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este texto possibilitou analisar o trabalho desenvolvido no Conselho de Classe Participativo na instituição de ensino de atuação. Este modelo de conselho possibilita a gestão participativa e democrática na escola, e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN 9394/96 em seu artigo 12. Em uma gestão participativa e democrática envolve a avaliação discente e docente, a avaliação da instituição de ensino, a autoavaliação docente a partir das suas práticas pedagógicas, visando diagnosticar as falhas que ocorreram durante o processo da ensinagem, e apontam as correções que devem ser praticadas coletivamente, intencionando rever os planos de trabalho docente, a avaliação escolar, a metodologia aplicada, e apontar as falhas e as dificuldades do processo visando mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos para superá-las. O objetivo foi de estudar, entender e realizar conselhos de classes democráticos e emancipadores, no interior da escola. O estudo realizou-se por meio de Oficinas Pedagógicas envolvendo todos os membros da comunidade escolar e foram desenvolvidas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ministradas por docentes daquela instituição. Os resultados obtidos foram extremamente significativos, porque os participantes das oficinas se sentiram empoderados e sujeitos das ações educativa, participativa e democrática. O envolvimento com os trabalhos realizados nas oficinas possibilitou a leitura, o estudo e o debate das questões que envolvem o planejamento participativo, o conselho de classe participativo e a avaliação participativa, como tripé necessário à conquista da gestão democrática e emancipatória, na escola. Os resultados imediatos das oficinas revelaram-se no cotidiano escolar, onde o grupo de participantes estendeu a discussão para os intervalos de recreio, nos momentos de hora atividade, e principalmente na realização dos conselhos de classe do 1º, 2º, 3º e 4º bimestres com a participação de alunos, funcionários e pais, juntamente com o corpo docente e a coordenação pedagógica do colégio. Outro importante resultado foi a reação das mães que participaram dos Conselhos de Classe Participativos, que puderam demonstrar maior reconhecimento e valorização do corpo docente, e o acompanhamento dos estudos dos filhos em casa, com um maior envolvimento da família. Para a coordenação pedagógica, ficou evidente a queda da evasão escolar, o retorno de alguns alunos quase desistentes e a presença espontânea dos pais ou responsáveis na escola.pt_BR
dc.format.extent[10] p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.titleConselho de classe participativo para a melhoria das práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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