Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGiareta, Paulo Fioravantept_BR
dc.contributor.authorCappellesso, Rosanipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-03T18:47:42Z
dc.date.available2019-06-03T18:47:42Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47115
dc.descriptionOrientador : Paulo Fioravante Giaretapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O assunto avaliação da aprendizagem constitui-se em algo complexo e inacabado, dado o fato, de que, a avaliação não incorpora apenas os objetivos escolares, mas também os objetivos ligados à função política e social da escola no mundo atual. Este trabalho apresenta pesquisa sobre a avaliação, tendo como tema a Avaliação da Aprendizagem Escolar. O referido trabalho tem por objetivo averiguar, analisar e refletir sobre a concepção da avaliação, o entendimento e uso dos critérios e instrumentos por parte dos professores do ensino médio de um Colégio Estadual do Paraná, bem como, a contribuição de diversos autores e suas concepções sobre a temática. A metodologia utilizada para o trabalho foi a pesquisa qualitativa possibilitando analisar o questionário aplicado aos professores e também a concepção de avaliação presente na literatura e disposta nos documentos legais que regulamentam, justificam e dão legalidade ao ensino. Conclui-se que um dos achados - por assim dizer – da pesquisa constitui-se em evidenciar que os professores não conseguem dizer ou não entendem qual é o impacto da forma como avaliam no ensino, consideração visível pela recorrência a respostas genéricas, do comportamento do aluno em relação à avaliação, sobre os instrumentos, sobre o processo ensino aprendizagem, sem evidenciar a relação destas categorias no processo avaliativo.pt_BR
dc.format.extent[21] p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem : critérios e instrumentospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples