dc.contributor.advisor | Giareta, Paulo Fioravante | pt_BR |
dc.contributor.author | Cappellesso, Rosani | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T18:47:42Z | |
dc.date.available | 2019-06-03T18:47:42Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47115 | |
dc.description | Orientador : Paulo Fioravante Giareta | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O assunto avaliação da aprendizagem constitui-se em algo complexo e inacabado, dado o fato, de que, a avaliação não incorpora apenas os objetivos escolares, mas também os objetivos ligados à função política e social da escola no mundo atual. Este trabalho apresenta pesquisa sobre a avaliação, tendo como tema a Avaliação da Aprendizagem Escolar. O referido trabalho tem por objetivo averiguar, analisar e refletir sobre a concepção da avaliação, o entendimento e uso dos critérios e instrumentos por parte dos professores do ensino médio de um Colégio Estadual do Paraná, bem como, a contribuição de diversos autores e suas concepções sobre a temática. A metodologia utilizada para o trabalho foi a pesquisa qualitativa possibilitando analisar o questionário aplicado aos professores e também a concepção de avaliação presente na literatura e disposta nos documentos legais que regulamentam, justificam e dão legalidade ao ensino. Conclui-se que um dos achados - por assim dizer – da pesquisa constitui-se em evidenciar que os professores não conseguem dizer ou não entendem qual é o impacto da forma como avaliam no ensino, consideração visível pela recorrência a respostas genéricas, do comportamento do aluno em relação à avaliação, sobre os instrumentos, sobre o processo ensino aprendizagem, sem evidenciar a relação destas categorias no processo avaliativo. | pt_BR |
dc.format.extent | [21] p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem : critérios e instrumentos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |