| dc.contributor.advisor | Giareta, Paulo Fioravante | pt_BR |
| dc.contributor.author | Dutra, Janete | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2019-11-27T17:26:37Z | |
| dc.date.available | 2019-11-27T17:26:37Z | |
| dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47087 | |
| dc.description | Orientador : Paulo Fioravante Giareta | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo teve por objetivo compreender qual o papel que as atividades de avaliação tem desempenhado nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas e o papel do coordenador pedagógico neste processo. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica acerca da temática onde evidenciou-se que as práticas pedagógicas tem estreita ligação com a avaliação da aprendizagem do aluno, as inquietações teóricas sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na escola e os aspectos legais que embasam o processo de avaliação na escola. Para aprofundar a reflexão sobre a temática desenvolveu-se também uma pesquisa de campo onde foram entrevistados três professores do Colégio Estadual Dom Carlos – Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante, escola da rede estadual de ensino do município de Palmas – Paraná que oferta Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio Regular (1º ao 3º ano), Formação de Docentes, Curso Técnico em Informática e Administração, e conta no ano de 2014 com um total de 1307 alunos matriculados. Neste sentido, a partir das entrevistas pode-se analisar os desafios da avaliação na perspectiva do professor. A partir dos dois focos da pesquisa (bibliográfico e campo) pode-se constatar que a avaliação é regida por preceitos legais, que orientam para que a avaliação seja o mais democrática possível e leve em consideração todos os momentos do processo educativo, não ocorrendo de forma estanque em alguns momentos do processo, porém em muitas práticas é isso que se visualiza. O papel do coordenador pedagógico por sua vez é o de articular este trabalho, agregando um planejamento da sua ação pedagógica na escola com uma ação eficaz junto ao grupo de professores com os quais atua e assessoramento técnico à gestão da escola. | pt_BR |
| dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
| dc.title | Avaliação da aprendizagem no ensino médio : desafios à coordenação pedagógica da escola | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |