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dc.contributor.advisorAlmeida, Antonio Charles Santiagopt_BR
dc.contributor.authorZimny, Angela Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-12T18:09:02Z
dc.date.available2019-12-12T18:09:02Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47073
dc.descriptionOrientador : Charles Antônio Santiago.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo teve o objetivo de discutir o problema da indisciplina dos alunos do 6º e 7º ano de Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professora Dulce Maschio – EFM, localizado em Guarapuava – Paraná. Para compreensão dessa realidade, a saber, a indisciplina, foi utilizada a pesquisa bibliográfica que é desenvolvida a partir de obras dos autores e comentadores, artigos periódicos e materiais disponibilizados na internet. O estudo emergiu de observações, discussões e queixas dos professores em relação ao comportamento dos alunos, articulado teoricamente com referências bibliográficas para identificar, investigar, refletir e estudar esse comportamento de indisciplina apresentado pelos alunos no desenvolvimento da prática pedagógica escolar. O estudo teve por base a dinâmica da sala de aula, observações e depoimentos, perpassando o trabalho pedagógico do professor e a influência das relações familiares referentes aos limites e regras. Além disso, buscaram-se dados em discussões em reuniões, conselhos de classe e horas atividade dos professores. O resultado mostrou que problemas sociais, conflitos familiares, transtornos comportamentais, relação professor aluno e práticas pedagógicas utilizadas na escola podem favorecer comportamento de indisciplina. Outro fator percebido foi a importância de a escola estabelecer estreita relação com a família para obter melhores resultados no aprendizado dos alunos, pois uma família ausente compromete o rendimento no processo ensino aprendizagem. E ainda, a mediação do professor no processo de construção do conhecimento é fundamental e possibilita o crescimento do aluno de forma integral, principalmente no que diz respeito aos aspectos cognitivos e emocionais, pois através destes, ocorre a interação entre um sujeito que aprende e outro que ensina.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleIndisciplina : uma abordagem sob diferentes perspectivaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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