• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Indisciplina : uma abordagem sob diferentes perspectivas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANGELA MARIA ZIMNY.pdf (288.5Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Zimny, Angela Maria
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo teve o objetivo de discutir o problema da indisciplina dos alunos do 6º e 7º ano de Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professora Dulce Maschio – EFM, localizado em Guarapuava – Paraná. Para compreensão dessa realidade, a saber, a indisciplina, foi utilizada a pesquisa bibliográfica que é desenvolvida a partir de obras dos autores e comentadores, artigos periódicos e materiais disponibilizados na internet. O estudo emergiu de observações, discussões e queixas dos professores em relação ao comportamento dos alunos, articulado teoricamente com referências bibliográficas para identificar, investigar, refletir e estudar esse comportamento de indisciplina apresentado pelos alunos no desenvolvimento da prática pedagógica escolar. O estudo teve por base a dinâmica da sala de aula, observações e depoimentos, perpassando o trabalho pedagógico do professor e a influência das relações familiares referentes aos limites e regras. Além disso, buscaram-se dados em discussões em reuniões, conselhos de classe e horas atividade dos professores. O resultado mostrou que problemas sociais, conflitos familiares, transtornos comportamentais, relação professor aluno e práticas pedagógicas utilizadas na escola podem favorecer comportamento de indisciplina. Outro fator percebido foi a importância de a escola estabelecer estreita relação com a família para obter melhores resultados no aprendizado dos alunos, pois uma família ausente compromete o rendimento no processo ensino aprendizagem. E ainda, a mediação do professor no processo de construção do conhecimento é fundamental e possibilita o crescimento do aluno de forma integral, principalmente no que diz respeito aos aspectos cognitivos e emocionais, pois através destes, ocorre a interação entre um sujeito que aprende e outro que ensina.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47073
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV