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dc.contributor.advisorTaques, Mariana Fonsecapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ivene Regina dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-05T18:26:05Z
dc.date.available2019-12-05T18:26:05Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47066
dc.descriptionOrientador : Prof. Ms. Mariana F. Taquespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O tema do presente trabalho é estudar os saberes e fazeres que articulam a educação em tempo integral na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora de Fátima. Pretende-se investigar em que medida a concepção sobre educação integral posta no Projeto Político Pedagógico (PPP), se aproxima da compreensão da forma de organização escolar que se configura aos preceitos básicos da Educação Integral e como o coletivo escolar compreende esta forma educacional. Este fato possibilita a discussão da educação integral como tempo de permanência dos alunos na instituição de ensino, tendo como objetivo geral compreender a concepção de aplicação do ensino integral na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora de Fátima, a partir da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP). O trabalho também visa: Estudar bibliograficamente o ensino em tempo integral; Estudar como se deu a implantação do ensino integral no Município de São João, e na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora de Fátima; Fazer o estudo e análise documental do PPP da escola e seus registros sobre a concepção e aplicação da Educação em Tempo Integral. A metodologia de pesquisa desenvolvida neste trabalho caracteriza-se como qualitativa, pois se dá a interação com o meio ao qual se está pesquisando, sendo que na pesquisa qualitativa a ênfase maior é dada ao processo. Esta pesquisa esta baseada em: Teixeira (1999), Moll (2012), Arroyo e outros autores contemporâneos que tratam da temática. Como modelo diferenciado de organização, a Escola em Tempo Integral é uma alternativa rumo a melhoria qualitativa da educação e do processo de formação humana. A Escola em Tempo Integral sonha e realiza atividades que dinamizam o processo de formação humana integral.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação integral - Aprendizagempt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.titleEducação em tempo integral : ampliando as possibilidades educacionaispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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