dc.contributor.author | Quadros, Ana Paula da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Hammerschmitt, Ida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T12:55:36Z | |
dc.date.available | 2019-11-20T12:55:36Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47052 | |
dc.description | Orientadora : Ida Hammerschmitt | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Historicamente no passado, observava-se uma maior participação da família na escola. Essa revelava em sua conduta cumplicidade com a escola, já hoje em dia, tem-se observado demonstrações, às vezes,, contra ela além de revelar-se da parte da família ações que podem ser interpretadas como de desinteresse. Nessa direção, considerando as diversas dificuldades de relação que se estabelecem entre as duas instânciias primordiais de formação humana dos alunos, vem se observando que, em todos os sentidos, o maior prejudicado é o aluno enquantto sujeiito histórico e cultural. Nesse sentido e na busca de respostas o artigo tem por objetivo reflletir sobre a importânciia da famíília na formação do indiivíduo nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando-se que a noção contemporânea torna o signiificado de família diferenciado, o que tem afetado diretamentte o aprendiizado escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 12 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Pais e professores | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância da participação da família na escola | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |