dc.contributor.author | Ruckhaber, Ana Carla | pt_BR |
dc.contributor.other | Corrêa, Vanisse Simone Alves | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-07T13:08:12Z | |
dc.date.available | 2020-01-07T13:08:12Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47045 | |
dc.description | Orientadora : Vanisse Simone Alves Corrêa. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo analisa em que medida os profissionais da Educação do município de Nova Santa Rosa conhecem o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal, ou seja, que percepções possuem sobre esta lei e sobre as implicações da mesma na sua carreira profissional. O problema que se apresentou e motivou esta pesquisa é o aparente desconhecimento/desinteresse da lei que rege o plano pelos docentes. Sendo a principal legislação municipal relativa à carreira docente, reflete diretamente nas condições de trabalho desses profissionais, assim, para que se efetive a valorização do magistério, é preciso antes de tudo, conhecimento e politização dos sujeitos envolvidos. A metodologia empregada neste trabalho foi à análise documental do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Nova Santa Rosa e a análise de um questionário com doze questões fechadas ofertado a 31 profissionais docentes que voluntariamente responderam. A base teórica deste estudo se fundamenta principalmente em Caldas (2007), Oliveira (2003/2013) e Gatti (2011/2012), bem como na legislação pertinente ao tema. O trabalho conclui que é necessário e urgente que os profissionais busquem informações e politização e uma dessas possibilidades é a sindicalização, que poderá propiciar o espaço político para as reivindicações necessárias | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. : grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais rurais | pt_BR |
dc.title | Os profissionais da educação de Nova Santa Rosa/PR e suas percepções sobre o plano de cargos, carreira e remuneração do magistério público municipal | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |