Os profissionais da educação de Nova Santa Rosa/PR e suas percepções sobre o plano de cargos, carreira e remuneração do magistério público municipal
Resumo
Resumo : O presente artigo analisa em que medida os profissionais da Educação do município de Nova Santa Rosa conhecem o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal, ou seja, que percepções possuem sobre esta lei e sobre as implicações da mesma na sua carreira profissional. O problema que se apresentou e motivou esta pesquisa é o aparente desconhecimento/desinteresse da lei que rege o plano pelos docentes. Sendo a principal legislação municipal relativa à carreira docente, reflete diretamente nas condições de trabalho desses profissionais, assim, para que se efetive a valorização do magistério, é preciso antes de tudo, conhecimento e politização dos sujeitos envolvidos. A metodologia empregada neste trabalho foi à análise documental do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Nova Santa Rosa e a análise de um questionário com doze questões fechadas ofertado a 31 profissionais docentes que voluntariamente responderam. A base teórica deste estudo se fundamenta principalmente em Caldas (2007), Oliveira (2003/2013) e Gatti (2011/2012), bem como na legislação pertinente ao tema. O trabalho conclui que é necessário e urgente que os profissionais busquem informações e politização e uma dessas possibilidades é a sindicalização, que poderá propiciar o espaço político para as reivindicações necessárias
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- Coordenação Pedagógica [455]