Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Alexsandra Justimiano dapt_BR
dc.contributor.otherCorrêa, Giselle Christinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-09T14:19:44Z
dc.date.available2020-01-09T14:19:44Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47039
dc.descriptionOrientadora : Giselle Christina Corrêa.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo aborda a trajetória da intencionalidade de ressignificar o conselho de classe por meio de uma ação coletiva, buscando assim melhorias no processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma pesquisa-ação realizada em uma escola da Rede Municipal de Curitiba, procurou-se mudar a configuração da instância colegiada, oportunizando a participação dos alunos enquanto sujeitos da educação e protagonistas no processo de ensinar e aprender. Durante o final do primeiro trimestre, a pesquisadora recolheu dados com os professores sobre os alunos em sua individualidade, nos momentos de pré-conselho. Foram também realizados com os alunos momentos em que os mesmos puderam se autoavaliar e se perceberem sujeitos do processo. Procuramos, com isso, construir uma nova possibilidade de conselho de classe, que possa integrar o trabalho do professor às necessidades pedagógicas dos alunos. Esse novo modelo de conselho de classe pode ser atribuído como um espaço de participação, construção e autonomia.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleRessignificação do conselho de classe numa abordagem de ação-reflexão-açãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples