dc.contributor.author | Silva, Alexsandra Justimiano da | pt_BR |
dc.contributor.other | Corrêa, Giselle Christina | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T14:19:44Z | |
dc.date.available | 2020-01-09T14:19:44Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47039 | |
dc.description | Orientadora : Giselle Christina Corrêa. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo aborda a trajetória da intencionalidade de ressignificar o conselho de classe por meio de uma ação coletiva, buscando assim melhorias no processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma pesquisa-ação realizada em uma escola da Rede Municipal de Curitiba, procurou-se mudar a configuração da instância colegiada, oportunizando a participação dos alunos enquanto sujeitos da educação e protagonistas no processo de ensinar e aprender. Durante o final do primeiro trimestre, a pesquisadora recolheu dados com os professores sobre os alunos em sua individualidade, nos momentos de pré-conselho. Foram também realizados com os alunos momentos em que os mesmos puderam se autoavaliar e se perceberem sujeitos do processo. Procuramos, com isso, construir uma nova possibilidade de conselho de classe, que possa integrar o trabalho do professor às necessidades pedagógicas dos alunos. Esse novo modelo de conselho de classe pode ser atribuído como um espaço de participação, construção e autonomia. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Conselhos de educação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Ressignificação do conselho de classe numa abordagem de ação-reflexão-ação | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |