Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTeixeira, Franciele de Assispt_BR
dc.contributor.otherSouza, Adriana Teles dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-06T17:43:33Z
dc.date.available2020-01-06T17:43:33Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47007
dc.descriptionOrientadora : Adriana Teles de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O artigo objetiva compreender qual é o papel da pedagoga na mediação das situações de conflito que envolvem o processo de aprendizagem, bem como, entender como a pedagoga influência nas redes de diálogos estabelecidas por meio dos sujeitos escolares e quais são os dizeres das mesmas em relação à formação profissional, a mediação pedagógica e os sentidos e significados do seu papel como profissional. A abordagem teórica foi a Histórico-Cultural e para isso utilizaram-se os estudos de Vygotsky (1989) e Wallon (1968). Para a construção da pesquisa foi utilizada a proposta metodológica de Lakatos e Marconi (2003) e análise dos dados foi feita a partir dos encaminhamentos propostos por Aguiar e Ozella (2013). A partir do referencial teórico e das análises os dados foram organizados em três categorias: formação das pedagogas, atuação do trabalho através da mediação e participação da escola na construção das redes de comunicação. A pesquisa permitiu concluir que diante dos conflitos é necessário que a escola desenvolva ações preventivas, por meio da prática do diálogo e da mediação. Desse modo o trabalho das pedagogas na mediação de conflitos na escola se apresenta como uma proposta de trabalho necessária para o desenvolvimento da aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO trabalho da pedagoga na mediação das situações de conflitopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples