O trabalho da pedagoga na mediação das situações de conflito
Resumo
Resumo : O artigo objetiva compreender qual é o papel da pedagoga na mediação das situações de conflito que envolvem o processo de aprendizagem, bem como, entender como a pedagoga influência nas redes de diálogos estabelecidas por meio dos sujeitos escolares e quais são os dizeres das mesmas em relação à formação profissional, a mediação pedagógica e os sentidos e significados do seu papel como profissional. A abordagem teórica foi a Histórico-Cultural e para isso utilizaram-se os estudos de Vygotsky (1989) e Wallon (1968). Para a construção da pesquisa foi utilizada a proposta metodológica de Lakatos e Marconi (2003) e análise dos dados foi feita a partir dos encaminhamentos propostos por Aguiar e Ozella (2013). A partir do referencial teórico e das análises os dados foram organizados em três categorias: formação das pedagogas, atuação do trabalho através da mediação e participação da escola na construção das redes de comunicação. A pesquisa permitiu concluir que diante dos conflitos é necessário que a escola desenvolva ações preventivas, por meio da prática do diálogo e da mediação. Desse modo o trabalho das pedagogas na mediação de conflitos na escola se apresenta como uma proposta de trabalho necessária para o desenvolvimento da aprendizagem.
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- Coordenação Pedagógica [455]