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dc.contributor.authorNemer, Thais Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherHammerschmitt, Idapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-30T22:34:04Z
dc.date.available2019-05-30T22:34:04Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46986
dc.descriptionOrientadora : Ida Hammerschmittpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Já há algumas décadas o problema da indisciplina por parte do alunado tem aumentado significativamente nas escolas, tanto nas públicas quanto nas particulares, desenvolvendo com isso, uma série de impasses sendo que o maior deles é o chamado obstáculo pedagógico, ou seja, há uma dificuldade visível na sala de aula, na relação professor-aluno. Com isso, o processo ensino-aprendizagem vem demonstrando fragilidade, com resultados desfavoráveis e mais ainda, alguns professores cansados e desanimados diante a falta de respeito, falta de disciplina, insolência, bullying. Os educadores, sem saber ao certo como lidar com a situação e na maioria das vezes, culpando apenas o aluno pela indisciplina. As queixas dos professores são muitas, dentre elas a falta do acompanhamento familiar e apoio educativo para refrear esse tipo de situação. No entanto, alguns pesquisadores, afirmam que a indisciplina também está atrelada, dentre outras coisas, à falta de planejamento pedagógico da escola, uma vez que se faz necessária a intervenção do Coordenador Pedagógico, juntamente com os professores, família, alunos e alguns segmentos sociais envolvidos com a escola. Com a participação de todos pode-se desenvolver uma série de ações voltadas à reflexão e ampliação do diálogo para sanar ou melhorar a qualidade do ensino na escola. A partir destas premissas, esta pesquisa de cunho bibliográfico, intenciona conhecer os conceitos e teorias relacionadas à indisciplina e também as sugestões apresentadas pelos estudiosos do assunto, no que diz respeito a um novo olhar para os alunos indisciplinados, problema este que tanto aflige o ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA indisciplina no espaço escolar nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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